quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O mês da Amamentação

Amamentar é um ato de amor, que deve ser apoiado sempre. Mas como o Dia Mundial da Amamentação é comemorado em agosto (dia 1º), esse mês ficou conhecido como O Mês da Amamentação.
A Começo de Vida apoia essa ideia e incentiva a amamentação, por isso procuramos várias informações sobre o tema para compartilhar e encontramos dicas bem legais na revista Pais & Filhos.


Muitas vezes a mamãe precisa amamentar em público e isso gera um certo desconforto para o bebê. Gente falando alto, locais movimentados e luz muito forte podem deixar o pequeno estressado durante a amamentação.
O ideal é sempre procurar um lugar calmo, como os fraldários e espaços família disponíveis em shoppings e alguns restaurantes. Mas nem sempre é possível recorrer a isso.

Se não encontrar isso, seguem algumas dicas importantes e úteis para ajudar a acalmar o seu filho quando ele estiver mamando em locais públicos:

No escurinho - Para as mães que não ficam confortáveis em amamentar fora de casa por causa da exposição, elas podem recorrer às fraldas de algodão ou tecidos macios para cobrir o seio e o bebê. Outra opção é o Sling (faixa de suporte) que serve como suporte de colo para bebês e auxiliam na hora da amamentação, além de manter o colo coberto.

Carinho, sempre é bom - Amamentação é a troca de afeto com a mãe e o bebê, e nada mais eficaz que oferecer carinho para acalmá-lo nesse momento. Então, onde quer que você esteja, enquanto ele mama, faça carinho na mão e percorra o corpo todo.

Conversar com o bebê – A coisa mais reconfortante é escutar a voz da mãe no meio de tanto barulhos diferentes. Então, durante a amamentação, converse com o bebê. Não precisa contar uma história, mas só escutar o timbre da sua voz vai deixá-lo mais sossegado.

Família por perto – Sempre que o pai tiver oportunidade, ele deve estar presente quando a mulher estiver amamentando. Esse ato reforça o vínculo familiar e traz uma tranquilidade ao bebê. 

Trilha sonora gostosa – Pode ser difícil colocar uma música calma quando se está em um restaurante ou parque, mas é viável se você estiver no carro, por exemplo. Essa tática pode ajudar (e muito) na hora de amamentar o seu bebê. Pode ser música clássica, cantigas de roda ou até rock (desde que seja calminho). O importante e deixá-lo confortável e sem agitação.


Com informações da revista Pais & Filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário