segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Verão + Insetos: alerta com as crianças

Todo verão é a mesma coisa. Os borrachudos que insistem em atacar as pernas do seu filho, os pernilongos que não o deixam dormir (e nem você!). Mesmo na cidade, é praticamente impossível se livrar ainda das formigas, aranhas e pulgas. E as crianças são mais sensíveis e podem apresentar reações que vão de coceira no local da picada a alergias.


Como prevenir?
Os cuidados para proteger o seu filho dessas companhias desagradáveis são os mesmos de anos atrás. Telas nas janelas, higiene e dedetização frequente dos ambientes.
As fórmulas dos inseticidas estão menos agressivas. Por isso, eles podem ser aplicados no quarto de três a quatro horas antes da família se deitar. Convém, entretanto, arejar o local uma hora antes. Já os repelentes de tomada devem ser colocados, de preferência, na parede oposta da cama da criança. Se o seu filho possui algum tipo de alergia respiratória, como asma ou rinite, consulte o pediatra antes.
Ao ar livre, o melhor é usar repelentes (em crianças a partir de 6 meses) infantis e roupas que cubram a maior parte da pele. “O indicado é que o repelente seja aplicado nas crianças, no máximo, três vezes por dia, e só nas áreas que ficam expostas. Mais que isso pode causar intoxicação”, diz Rubens Leite, do departamento de dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Primeiros socorros
No caso de picadas de insetos, tire o ferrão (se houver) da pele e, em seguida, lave o local com água e sabão. Depois, use uma pomada anti-inflamatória indicada pelo pediatra e deixe a unha do seu filho sempre curta, assim ele não irá se arranhar ao coçar. Observe, então, as reações da criança.
Se ela tiver dor, manchas vermelhas no corpo, inchaço nos olhos e na boca e dificuldade para respirar, leve-a ao pronto-socorro imediatamente. Vale a mesma recomendação se o bicho for venenoso, como cobras e escorpiões.

Repelentes naturais
Se você quiser experimentar métodos mais naturais para afugentar os pernilongos, use 1 parte de óleo essencial de citronela misturada a 3 partes de óleo-base ou corte uma laranja ou limão ao meio, espete cravos-da-índia em cada metade e coloque-as sob a cama das crianças. Vale tentar!

Texto: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário