quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Entenda o parto humanizado


Entenda o parto humanizado
O parto humanizado tem sido a escolha de muitas gestantes para o nascimento do bebê. Mas algumas questões ainda geram dúvidas quando o assunto é posto na roda de discussão. Então, para tentar ajudar as futuras mamães a decidir esse momento importante e desmistificar o parto humanizado, elaboramos uma listinha com algumas curiosidades. Acompanhe!

O que é?
O parto humanizado é o atendimento que coloca em foco as necessidades da mulher em trabalho de parto. Assim, o princípio que reina na hora de dar à luz é o de respeito a aspectos relacionados a privacidade, a presença de acompanhante ou não, ambiente confortável, temperatura agradável e oferta de líquidos ou alimentos. A liberdade de escolha da mãe é sempre uma das questões mais importantes durante o momento e ele pode acontecer em casa ou no ambiente hospitalar.

Qual diferença entre o parto normal?

A diferença entre parto natural humanizado e o parto normal é justamente a maneira como o processo é conduzido. No parto humanizado o atendimento é centrado na mulher. As intervenções de medicamento, aceleração do parto ou mesmo o tradicional corte vaginal acontece somente quando é estritamente necessário. Além disso, no parto normal a mulher é apenas um agente passivo, no qual todas as decisões e processos são decididos pela equipe médica. Já no parto humanizado, a troca entre a equipe médica ou a doula é intensa.


Além do parto
Outro ponto a ser ressaltado, é que parto humanizado não se limita apenas ao momento do nascimento do bebê mas sim, a todo processo da gestação, do nascimento e do pós-parto,
ressaltando-se a importância do aleitamento materno nesta etapa.

Quais as vantagens de um parto humanizado?
Existem muitas vantagens para a mãe e filho. Como não há necessidade de recuperação da anestesia, nem de uso de medicamentos, nem da episiotomia, além do maior conforto emocional, a tendência é de um restabelecimento mais rápido, além de uma percepção mais positiva da experiência do parto. Para os bebês, as vantagens não estão completamente claras em longo prazo, mas sabe-se que com menos stress e uso de drogas/medicamentos envolvidos no processo, o risco de complicações tende a diminuir. Além disso, teoricamente, ele nasce de uma forma mais tranquila e a amamentação acontece logo após o parto, o que promove o vínculo entre mãe e bebê, tão importante nesse começo de vida.

É sua escolha
Com acompanhamento da sua obstetra e um pré-natal feito dentro dos conformes, não há porquê não optar pelo parto humanizado. Toda a gravidez tem riscos normais, implícitos a situação. Então, antes de decidir como você deseja que o parto ocorra procure diferentes opiniões médicas, converse com mães que já passaram por diversos tipos de parto, mas não esqueça que a decisão cabe a você, em como você se sente confortável que a experiência do parto é única, sendo assim, varia de mulher para mulher. O mais importante é que o momento lindo de gerar, seja da maneira mais agradável possível e cheio de amor. Isso não pode faltar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário