terça-feira, 15 de julho de 2014

Grávida ao volante, pode?

Mamães modernas e independentes, que na maioria das vezes se viram sozinhas com seu próprio automóvel, são muito comuns hoje em dia.
Isso é normal e importante, porque facilita na ida às consultas, organização do quartinho, do enxoval e todos os detalhes que antecedem o nascimento do bebê.
Mas é preciso um cuidado especial ao volante, principalmente quando a barriga começa a ficar maior!


Até quando grávida pode dirigir?
De acordo com uma reportagem da Revista Crescer, não há uma recomendação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que estabeleça em qual momento da gravidez a mulher deve deixar o veículo na garagem. Quem deve decidir isso é a grávida, junto com o obstetra.

No entanto, é comum que os especialistas orientem que o mais adequado é dirigir até o oitavo mês. “Se a barriga estiver muito grande, diante de qualquer freada, há risco de que ela se choque com o volante. Mesmo uma batida de menor intensidade pode causar descolamento da placenta ou rompimento da bolsa”, explica Ana Paula Beck, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Por conta disso, se o seu automóvel tiver volante regulável, coloque-o de modo que fique distante da sua barriga. Se você tem o hábito de usar uma almofada atrás das costas, para aliviar o desconforto da coluna, saiba que essa medida é contraindicada, já que aumenta a aproximação do corpo em relação à direção. E claro: é essencial usar o cinto de segurança de três pontas.
*Foto e algumas informações do site da Revista Crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário