sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Como se proteger do Zika Vírus: Veja 5 dicas



Um dos assuntos que mais tem causado preocupação em mães, gestantes e mulheres que estão tentando engravidar é o aumento de infectados pelo vírus zika. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já confirmaram que a infecção causada por este microorganismo está mesmo relacionada aos casos de microcefalia e também a outras síndromes neurológicas como a de Guillain-Barrém. 

O problema como podemos notar é que ainda se sabe muito pouco sobre como combater essa epidemia. É a primeira vez que o zika e a microcefalia aparecem interrelacionados, portanto não existem referências na literatura - nem para o diagnóstico, nem para o tratamento. Por isso, separamos cinco dicas que estão de acordo com o Ministério da Saúde para ajudar mamães e grávidas na hora do combate ao vírus. 

• Evite a proliferação do mosquito em casa
Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal. Esses objetos facilmente acumulam água da chuva e se tornam um criadouro natural. Limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira (comum em modelos frost free), que também acumula água.

• Aposte em roupas de manga longa e calças
Use roupas que cubram o máximo possível do corpo como calça e camisas de manga longa. Elas evitam o contato do mosquito com a pele. No verão aposte em tecidos leves.

• Use repelente
Passe repelente pelo menos três vezes ao dia em todo corpo. Reponha sempre que molhar a pele ou se suar muito. Dê atenção especial às pernas e braços. Velas de citronela também ajudam. Em crianças entre dois e 12 anos, a concentração da substância de repelência DEET deve ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a três vezes por dia. Concentrações superiores a 10% são permitidas para maiores de 12 anos. Os repelentes devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa. Não há contra indicações no caso de gestantes contanto que se use conforme indicado na embalagem do produto.

• Use telas em janelas
Use telas nas janelas e evite deixar portas abertas de manhã e à tarde para evitar que os mosquitos entrem em casa.

• Mobilize os vizinhos
Não adianta acabar com todos os possíveis criadouros da casa se o vizinho não faz o mesmo. Mobilize a vizinhança chamando para uma reuniãozinha para ter certeza que todos estão tomando os mesmos cuidados.

A dica para mulheres que querem engravidar segundo o Ministério da Saúde é avaliar a vontade e os riscos com o parceiro, dando preferência para aguardar até junho. Assim o foco do vírus já haverá diminuído e o combate já terá feito efeito.

Outra questão importante é ficar atenta a possíveis sintomas no seu filho. Os principais são febre, dor nas articulações e músculos e de manchas vermelhas na pele. Em bebês, além desses sintomas irritabilidade e choro constante também aparecem. É importante estar atenta porque os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário