quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Encare as festas de final de ano pelos olhos do bebê: Dicas para o Réveillon




Um bebê recém-nascido não vai poder participar muito do clima de festas, mas certamente se interessará pelas cores, pelas luzes e pelas músicas dessa época do ano.  Logo que nasce, a criança só enxerga bem coisas que estejam a entre 20 e 35 centímetros de seus olhos. Por isso, segure-a no colo para mostrar a árvore ou os enfeites de Natal, ou então coloque um colchãozinho ou edredom no chão para que ela possa observar as luzes da árvore, se você tiver uma na sala.

Com 1 mês, o bebê ficará hipnotizado por qualquer coisa que passar diante de seus olhos. Tente balançar um enfeite colorido (inquebrável) perto do rosto dele, ou amassar um papel de presente sob o olhar do seu filho. Ele vai gostar do barulhinho.

Bebês dessa idade adoram receber carinho, colo e sorrisos: são fascinados por rostos humanos e ainda são muito novos para estranhar pessoas que não conheçam bem. Sorte dos parentes, que vão poder babar bastante. Apesar disso, cuidado para que seu filho não passe a noite toda de colo em colo e volte para casa exausto e mal-humorado.

Por volta dos 5 ou 6 meses, a criança começa a distinguir os rostos familiares e pode começar a chorar se for para o colo de alguém que não conheça. Para que isso não ocorra, tente dar um tempo ao bebê para que ele se acostume com as novas fisionomias. Como a audição do bebê já está totalmente desenvolvida com cerca de 1 mês de idade, ele vai prestar muita atenção às vozes em torno de si. Aproveite também para ler alguma história especial. Não tem problema se ele ainda não entender exatamente o que você está dizendo -- o estímulo será positivo para o desenvolvimento.

4 passos para passar a virada tranquila com seu bebê

  Não se aproxima de queima de fogos com o seu bebê. Fogos são explosivos e são imprevisíveis quanto à direção de tomam.
     Se estiver em prédio/edifício, não vá para a sacada/varanda com o seu bebê. Pessoas na rua podem soltar fogos e esses podem atingir a sacada ou explodirem próximos.
     Não vá à praia ou parques com seu bebê para ver queima de fogos. Se for, prefira ficar dentro de um carro ou pelo menos 100 metros da aglomeração de pessoas e em local que seja possível proteger-se ou abrigar-se em caso de confusão e correria.
     Em hipótese alguma ofereça alimentos da festa ou bebidas ao seu bebê. Bebês não ficam “aguados”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário